Portugueses redescobriram o mundo rural com a pandemia
Um estudo da Universidade de Coimbra concluiu que a pandemia contribuiu para que os portugueses tenham redescoberto o país, especialmente o mundo rural. O impacto da covid-19 nas férias de verão dos portugueses foi analisada pelos investigadores Susana Silva e Paulo Carvalho, do Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), sendo que ambos consideram estarmos perante “uma oportunidade para mudar o paradigma do turismo para um modelo mais sustentável, há muito reivindicado, especialmente através da redistribuição dos fluxos turísticos, e também para apostar no mercado interno e no turismo doméstico, não só a curto prazo, mas devendo-se prolongar e intensificar no pós-pandemia”.
De acordo com os autores do estudo, esta investigação pode ser uma importante ferramenta para os diversos atores territoriais e operadores turísticos se adaptarem às tendências de consumo decorrentes da pandemia. o estudo teve como objetivo avaliar o impacto da pandemia de covid-19 nas tradicionais férias de verão dos portugueses.
Para tal, os investigadores aplicaram um questionário direcionado a todos os turistas nacionais que realizaram pelo menos um período de férias em Portugal, entre junho e setembro de 2020, tendo obtido uma amostra válida de 685 participantes de diversas zonas do país. Em comparação com as férias antes da pandemia, as praias continuaram a ser o destino mais popular para a maioria dos entrevistados, embora tenha havido um ligeiro declínio. Mas o campo, as montanhas e rios do interior ganharam popularidade.
As motivações dos inquiridos ficaram bastante claras ao longo do questionário. “A segurança que estes locais transmitiam, relativamente ao facto de terem menos pessoas. Naquela época, em que uma das recomendações era o distanciamento, e tanto se insistia em estar longe de aglomerações, foi claramente apontado como uma das motivações. Ora se uma das condições para não ficar infetado era não estar em sítios com muita gente, foi isso que as pessoas procuraram”, enfatiza Susana Silva. “O facto desses locais serem menos densamente povoados foi, por uma vez, um fator que jogou a favor do interior e do mundo rural durante este período”, sublinha a investigadora.
Noticia completa em: https://www.dn.pt/sociedade/turismo-estudo-revela-que-portugueses-redescobriram-o-mundo-rural-com-a-pandemia–14769209.htm